terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O que é currículo?



As indagações sobre o currículo presentes nas escolas e na teoria pedagógica mostram que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. É uma construção e seleção de conhecimento e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas.
O currículo e a junção de uma metodologia,conteúdos, estratégias,de objetivos pedagógicos a serem alcançados, é um plano de trabalho que está intimamente ligado ao ensino.
Currículo na verdade é uma busca que fazemos por uma ação integrada que incorpore às atividades educacionais e os cuidados essenciais da criança. Nesse contexto,as tecnologias podem ser integrados ao currículo,beneficiado o projeto pedagógicos,proporcionando a inclusão digital,podendo ser utilizadas todas as disciplinas.
Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares.
Mas o currículo vai além disso: ele implica a incorporação das principais características desse meio digital no desenvolvimento do currículo. Isto é, implica apropriar-se dessas tecnologias em prol da interação, do trabalho colaborativo e do protagonismo entre todas as pessoas para o desenvolvimento do currículo. É uma integração entre o que está no documento prescrito e previsto com uma intencionalidade de propiciar o aprendizado de conhecimentos científicos com base naquilo que o estudante já traz de sua experiência. O currículo está a favor do projeto pedagógico. Não se trata mais do uso eventual da tecnologia, mas de uma forma integrada com as atividades em sala de aula.
Ao adotar esta nova ferramenta metodológica, o professor estará abrindo caminho para uma aprendizagem construcionista que estará proporcionando a interação entre tecnologia e currículo, bem como estabelecendo um novo vínculo com os alunos, pois deixará de ser um transmissor de informações e se tornará um mediador entre estes e o conhecimento, proporcionando situações de aprendizagem significativas, onde os alunos serão construtores de seu próprio conhecimento.
Uma das formas de se trabalhar o currículo é utilizando projetos de aprendizagem, porém deve se ter o cuidado de não se propor projetos prontos aos educandos, devemos elaborar os mesmos, visando atender as reais necessidades de nossos alunos, bem como tirando suas dúvidas sobre determinado tema, através da execução do projeto, ou propiciando aos alunos o desenvolvimento de projetos próprios, que venham satisfazer as curiosidades dos mesmos em relação ao conteúdo estudado, ampliando desta forma sua aprendizagem.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Projeto leitura

                                                      

TEMA: Leitura

OBJETIVO GERAL:

Ampliar o repertório da leitura e escrita desenvolvendo suas competências e habilidades.


OBJETIVOS ESPECÌFICOS:

Incentivar o interesse pela leitura.
Oportunizar aos alunos o conhecimento da fábula .
    Desenvolver habilidade no uso do mouse e do programa do paint.
Despertar a atenção e a criatividade.
Refletir a moral de uma história assistida e ouvida, inferindo opinião sobre a mesma.
Desenvolver a linguagem oral.

TURMA: Pré

TEMPO ESTIMADO: 4 aulas

MATERIAL:

Computador (Programas Color Paint);
Folha ofício, lápis,borracha
Livrinho de história: Os três porquinhos
História em sequência com os personagens da fábula no avental.

DESENVOLVIMENTO

Primeiro dia
Nesse primeiro momento a professora compartilhar com a turma como será feito o trabalho os alunos vão ser encaminhados ao laboratório de informática para ter conhecimento básico do computador e do programa do paint, treinar o mouse.

Segundo dia

Introduzir uma conversa informal sobre o trabalho que será desenvolvido neste dia:
Retorno ao laboratório para assistir a fábula:OS TRÊS PORQUINHOS
Discussão sobre a história assistida;


Terceiro dia

Neste dia iremos ficar na sala de aula para ouvir a história em seqüência da fábula;
Reconto da história
Ilustração da fábula utilizando folha ofício

Quarto dia

Releitura da fábula com narração;
Dramatização da história com máscara alunos
Ilustração da fábula utilizando o recurso color paint;
Participação na avaliação oral das atividades;


AVALIAÇÃO
Durante todas as atividades desenvolvidas, será avaliado a participação, questionamentos orais, reconto da fábula, a criatividade na ilustração da história.






terça-feira, 8 de novembro de 2011

Reflexões Iniciais.




O ensino e o aprendizado das novas competências.
Para atender ás exigências da sociedade a educação tem como meta desenvolver capacidades
de conhecimento concreto e assim poder ajudá-los a enfrentar novos desafios que sugirem em
meio a sociedade.
Aqui cinco tipos de capacidades para a gestão metacognitiva do conhecimento.
Competências para a aquisição de informação.
Competências para a interpretação.
Competências para a análise da informação.
Competências para a compreenção da informação.
Competênciaspara a comunicação da informação.
Muito embora se diga que vivemos em uma sociedade do conhecimento, o acesso a ele não é
fácil. Quem não pode ter acesso está socialmente e culturalmente empobrecida
A demanda crescente dessa aprendisagem exige que o estudo seja feito de outra forma,que consigam adequerir conhecimento atraves da tecnologia que sem duvida tornarão necessárias para criar novas culturas de aprendizagem.
Com a multiplicação de informaçoẽs e mudanças culturais a sociedades vive momentos de incertezas onde cada um precisa aprender a conviver com diverças perpectivas de vida e construir seu próprio ponto de vista.

EXPERIÊNCIA DE NAVEGAR NA INTERNET


Para mim é muito bom navegar na internet, ler é bom, navegar então é ótimo. Como eu não tenho internet em casa, poder navegar enquanto participo do curso é muito produtivo para mim.
Ainda não tenho prática para pesquisar, ao clicar nos links me impolguei tanto que acabei me perdendo, não conseguia voltar na página anterior, tive que pedir ajuda a orientadora do curso, porque travou tudo na tela do computador.
É possível dizer que tive boa impressão ao pesquisar pela primeira vez na internet e ver o quanto é importante o mundo na tecnologia. Navegar abre novos horizontes, pois podemos aprender muito, fazendo muitas descobertas.
Agora percebo que a cada vez que entro para navegar descubro coisas novas e aprendo cada vez mais,aumentando assim minha vontade de navegar,navegar e navegar.

Ladislau

Ladislau A verdade é que a necessidade de se adquirir conhecimento está aumentando, por isso precisamos estar sempre em busca dele .Hoje em dia temos que ter uma escola mais produtiva, com uma tecnologia mais ampla e inovadora. Eunice

quem sou como professor aprendiz

A profissão de ser professor sempre foi complexa e agora está mais ainda, porque além de ter que lidar com os saberes, tem mais a tecnologia e a complexidade social onde os alunos são heterogêneos. Pode se dizer que nos dias atuais é mais complexo ser professor hoje do que á cinquenta ou até setenta anos atr ás.
Houve um tempo que o professor estudava só até conseguir a primeira formação,hoje é diferente a formação precisa ser contínua.
Para conviver com a nova cultura ele precisa ser um organizador de aprendizagem e saber compreender o conhecimento,ser reflexivo e pesquisador refletindo constantemente sobre sua prática.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

CONCEITO DE HIPERTEXTO

CONCEITO DE HIPERTEXTO

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.

pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Hipertexto éum texto que tem o formato digital,e são formados por blocos de texto,palavras, imagens e sons.Nice



"Hipertexto, no seu nível mais básico, é um manipulador de bases de dados, que permite ligar páginas informativas usando links que os associam. Num nível mais alargado, hipertexto é um ambiente de software em que se realiza trabalho colaborativo, comunicação, e aquisição de conhecimentos. As características deste software estimulam o cérebro para armazenar e recuperar informação, fazendo uso de links para um acesso rápido e intuitivo". Fiderio, J. (1988), A Grand Vision--Hypertext mimics the brain's ability to access information quickly and intuitively by reference. Byte Magazine, Vol. 13, Nº 10. October 1988
Hipertexto são dados que permitem levar informação usando vários links.Nice





Apresentação

Criei este blog para postar meus trabalhos ,visualizar os trabalhos da minhas colegas e adiquirir novos conhecimento.

Eu

"Eu...
Eu sou...
o resultado das vitóriasque alcancei
Sou os meus sonhos realizados.
Eu sou tudo o que aprendi e sei
Sou a grande esperança que nunca me abandonou
Sou a fé,Sou a crença que sempre me guiou.
Sou alguém... que muito renunciou, se sacrificou,sofreu,e as dificuldades superou.
Eu sou alguém que lutou e venceu.
Eu sou... o tudo e o nada.
Ao mesmo temposou alguém que não anda a esmo
Sou a vida e o pensamento.
Sou feliz por ser o que hoje sou.
Sou alguém que adora viver e até a alegria sou
Eu sou... entre tantos no mundo...
mais um ser."