As indagações sobre o currículo presentes nas escolas e na teoria pedagógica mostram que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. É uma construção e seleção de conhecimento e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas.
O currículo e a junção de uma metodologia,conteúdos, estratégias,de objetivos pedagógicos a serem alcançados, é um plano de trabalho que está intimamente ligado ao ensino.
Currículo na verdade é uma busca que fazemos por uma ação integrada que incorpore às atividades educacionais e os cuidados essenciais da criança. Nesse contexto,as tecnologias podem ser integrados ao currículo,beneficiado o projeto pedagógicos,proporcionando a inclusão digital,podendo ser utilizadas todas as disciplinas.
Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares.
Mas o currículo vai além disso: ele implica a incorporação das principais características desse meio digital no desenvolvimento do currículo. Isto é, implica apropriar-se dessas tecnologias em prol da interação, do trabalho colaborativo e do protagonismo entre todas as pessoas para o desenvolvimento do currículo. É uma integração entre o que está no documento prescrito e previsto com uma intencionalidade de propiciar o aprendizado de conhecimentos científicos com base naquilo que o estudante já traz de sua experiência. O currículo está a favor do projeto pedagógico. Não se trata mais do uso eventual da tecnologia, mas de uma forma integrada com as atividades em sala de aula.
Ao adotar esta nova ferramenta metodológica, o professor estará abrindo caminho para uma aprendizagem construcionista que estará proporcionando a interação entre tecnologia e currículo, bem como estabelecendo um novo vínculo com os alunos, pois deixará de ser um transmissor de informações e se tornará um mediador entre estes e o conhecimento, proporcionando situações de aprendizagem significativas, onde os alunos serão construtores de seu próprio conhecimento.
Uma das formas de se trabalhar o currículo é utilizando projetos de aprendizagem, porém deve se ter o cuidado de não se propor projetos prontos aos educandos, devemos elaborar os mesmos, visando atender as reais necessidades de nossos alunos, bem como tirando suas dúvidas sobre determinado tema, através da execução do projeto, ou propiciando aos alunos o desenvolvimento de projetos próprios, que venham satisfazer as curiosidades dos mesmos em relação ao conteúdo estudado, ampliando desta forma sua aprendizagem.
Uma das formas de se trabalhar o currículo é utilizando projetos de aprendizagem, porém deve se ter o cuidado de não se propor projetos prontos aos educandos, devemos elaborar os mesmos, visando atender as reais necessidades de nossos alunos, bem como tirando suas dúvidas sobre determinado tema, através da execução do projeto, ou propiciando aos alunos o desenvolvimento de projetos próprios, que venham satisfazer as curiosidades dos mesmos em relação ao conteúdo estudado, ampliando desta forma sua aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário